The Expanse é tudo isso que falam? Saiba tudo sobre a série do momento!

The Expanse é uma série que está ganhando fãs rapidamente e que faz parte da fase de ouro do SYFY. Quando o canal de ficção científica e fantasia lançou a saudosa Defiance 😢 com custos astronômicos, o resultado final não conseguiu criar um universo tão completo (completo é diferente de complexo!) como em The Expanse.

Agora a emissora acertou em cheio, já que, além do público tradicional, conseguiu virar notícia em grandes sites de entretenimento e ter uma das séries do momento.

Com um conflito político bem mais compreensível que Defiance – e extremamente atual se você ignorar que se passa no espaço – a série promete crescer ainda mais na 4ª temporada que está por vir.

Se você está aqui para descobrir se The Expanse vale a pena, então continue lendo e saiba mais sobre a série de sci-fi do momento.

1. O que é The Expanse?

Como já foi dito, The Expanse é uma série do canal SYFY que vem fazendo bastante sucesso. Com uma trama político-espacial (?), a série tem como plano de fundo as disputas por poder no sistema solar. As partes envolvidas, basicamente, são:

Earthers/terráqueos

the expanse earthers terraqueos

bilhões de humanos que ainda vivem no planeta Terra destruído pela poluição e aquecimento global.

Além da Terra e de Luna, como é chamada a nossa lua, as Nações Unidas, como é chamado o governo planetário, também tem posse de luas e asteroides em diversas partes do sistema solar.

A maioria da população vive de ajuda do governo e isso leva os marcianos a acreditar que os terráqueos são preguiçosos.

Apesar de seus problemas sociais, a Terra ainda supera Marte em população e força militar.

Marcians/marcianos

The Expanse: Marcianos

Marte já foi uma colônia da terra, mas se rebelou contra o domínio colonial, o que causou uma guerra que deixou a relação dos dois planetas abalada por séculos.

Marcianos, que queriam terraformar Marte para que não precisassem viver mais em domos, tiveram seu sonho atrasado por causa da intensa militarização causada pelo medo de um novo conflito com a Terra. Este atraso eles culpam nos earthers.

Marcianos vivem suas vidas voltados para o serviço ao governo, inclusive sendo incentivados a ter vários filhos para aumentar o poder marciano através do aumento populacional.

Os marcianos são vistos pelos earthers como os humanos veem os breen em Star trek, assim como os marcians veem os earthers como os ferengi.

Belters/cinturianos

The Expanse: belters

Belter é uma generalização de habitantes dos cinturões de saturno e de suas luas. Por conta da gravidade quase inexistente eles não conseguem sobreviver na gravidade da Terra, o que os torna exilados e cria ressentimento.

Belters são responsáveis pela extração de água e extração mineral, além de produção agrícola como na lua Ganymede.

Apesar de permanecerem como domínio da Terra, os belters têm língua própria, o Belter Creole, que se origina no polonês e parece misturar elementos do inglês. Já Marte fala inglês com um sotaque que parece australiano.

Eles não tem governo próprio, mas a OPA (Outer Space Alliance) serve como uma mistura de sindicato e máfia, sendo vista por alguns como organização terrorista. Dentro da OPA existem várias facções independentes entre si, inclusive a extremista Black Sky, responsável por atos violentos que vão de protestos até ataques terroristas.

A sinopse de The Expanse do IMDb explica mais ou menos toda essa confusão interplanetária:

Detetive Joe Miller, Chrisjen Avasarala e James Holden.

“A police detective in the asteroid belt, the first officer of an interplanetary ice freighter and an earth-bound United Nations executive slowly discover a vast conspiracy that threatens the Earth’s rebellious colony on the asteroid belt. ”

IMDb

“Um detetive da polícia no cinturão de asteroides, o primeiro oficial de um cargueiro de gelo interplanetário e uma executiva das Nações Unidas descobrem pouco a pouco uma grande conspiração que ameaça a colônia terráquea rebelde no cinturão de asteroides.”

2. Onde posso assistir The Expanse online?

A maneira LEGAL de assistir The Expanse online no Brasil é através do Netflix velho de guerra. Até o momento, as duas primeiras temporadas estão disponíveis no serviço de streaming e não há expectativa para o lançamento da terceira no serviço.

Apesar do SYFY ter o SYFY Play – o Play no final é coisa da Globosat mesmo, o serviço não faz stream de The Expanse. Exclusividade da Netflix?

Recentemente a Amazon Prime, serviço de streaming que já está disponível no Brasil, anunciou que produzirá a 4ª temporada de The Expanse. Obviamente os fãs entraram em frenesi, mas os detalhes sobre a próxima temporada ainda são escassos.

Em breve pode ficar complicado assistir as primeiras temporadas da série legalmente no Brasil, já que o SYFY e o Netflix podem não querer ter uma série que vai fazer os fãs assinarem o serviço da Amazon quando chegarem na 4ª temporada de Expanse.

3. The Expanse vale a pena?

Macaco quer banana?

The Expanse é uma mistura de Game of Thrones e Firefly que é quase um crime você não assistir.

Com um elenco, roteiro e produção impecáveis, a série é uma daquelas preciosidades que você ignora por já acompanhar muitas séries, mas, quando assiste, esquece até de comer para assistir tudo de uma vez.

Uma das melhores séries de ficção científica de todos os tempos, sem dúvidas!

4. Do que vai tratar a 4ª temporada de The Expanse?

A única coisa que podemos fazer, além de ler os livros 😏, é supor o que pode acontecer levando em consideração os fatos da season finale da terceira temporada. Aceitando este episódio como base, preparei uma lista de algumas coisas que podem acontecer. Confira:

1. O Belt/Cinturão perde a função para o sistema solar, já que, com a abertura do portal, Terra e Marte terão outras opções para a mineração de água. Isso tudo pode gerar um colapso na economia dos belters e gerar um grande conflito interno

Se a nação belter quiser sobreviver, eles terão que achar um planeta em que eles possam produzir os alimentos e outros bens que não podem ser produzidos em seus asteroides e luas.

Uma outra possibilidade é Marte e Terra abandonarem suas colônias de produção agrícola, como Ganímedes, assim os belters teriam uma fonte de produção de alimentos.

2. Chrisjen Avasarala e a reverenda Anna Volovodov tomarão papéis importantes na política, mas ambas podem subir ao posto de presidentas, enquanto a outra tem alguma função importante no governo.

3. Um conflito armado unindo as três nações num grande exército o que pode fazer com que as três nações se unam de vez, mas essa união seria algo que só aconteceria no final da série para dar fechamento.

4. Alienígenas? Existe 99% de chances de alguma espécie alienígena aparecer. Se não aparecer, pra quê fazer aquele gancho todo na finale da 3ª temporada?

Você tem alguma suposição sobre o que pode acontecer na quarta temporada? Comente 🙂

Trívia

‘Beltalowda’ significa belters. “lowda” sinaliza plural no Belter Creole de #TheExpanse.

Thomas Jane, o detetive Joe Miller, era o favorito para interpretar o policial Rick Grimes em The Walking Dead, mas passou por estar ocupado com a série Hung que só durou 3 temporadas. #TheExpanse

Chrisjen Avasarala só aparece a partir do segundo livro, mas foi colocada no início da série para deixar a política interplanetária mais fácil de entender. #TheExpanse

‘Rocinante’, nome da nave de #TheExpanse, também é o nome do cavalo de Dom Quixote.

A série #TheExpanse é baseada nos livros de James S. A. Corey. Nenhum deles é chamado de The Expanse, mas a série literária é conhecida assim.

Posted by Francisco Almeida

Redator e Consultor de conteúdo freelancer made in Ceará.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.